+55 (11) 99446-3444

Atendimento via WhatsApp

falecom@evolucaohumana.com.br

Dúvidas ou Sugestões

Seg-Sex: 9.00 - 18.00

Horário de Atendimento

liderança & equipes

Precisa de Ajuda?

Quer saber mais detalhes sobre os serviços oferecidos pela Evolução Humana Consultoria?

+55 (11)99446-3444

falecom@evolucaohumana.com.br

Serviços

Liderança & Equipes

Desenvolver líderes eficazes é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Os treinamentos de liderança são essenciais para capacitar gestores e novos líderes, prepará-los para enfrentar os desafios do mundo corporativo. 

Informações detalhadas:

  • Líderes bem preparados, são fundamentais para o crescimento e a sustentabilidade da empresa.
  • Os Líderes são agentes de mudanças, influenciam no fortalecimento da cultura organizacional, na motivação da equipe e no alcance dos objetivos estratégicos.


Objetivos principais:

  • Autoconhecimento/Autodesenvolvimento.
  • Aprimorar as habilidades dos líderes (soft skills de acordo com as necessidades de cada empresa e do segmento).
  • Gestão de Pessoas: Comunicação, feedback, resolução de conflitos, empowerment, accountability, confiança, diversidade, gerações, expectativas, motivação, engajamento, avaliações, recompensas, reconhecimento.
  • Liderança por Valores: Promover a cultura organizacional, missão, visão e valores, sustentabilidade socioambiental, mudança de mindset, gestão da mudança, entre outros.
  • Gestão de resultados: planejamento, gerenciamento de metas, tomada de decisão, monitoramento, avaliação, melhoria contínua, entre outros.
  • Práticas da Liderança, Competências técnicas e comportamentais.
  • Líder Coach e Mentoria: Desenvolvimento de pessoas, Delegação e Acompanhamento, etc.


Principais benefícios:

  • Maior motivação e engajamento dos profissionais.
  • Aumento da produtividade e alcance de metas.
  • Redução da rotatividade e retenção de talentos.
  • Melhoria do desempenho individual e coletivo.

Tipos de Liderança e Metodologias aplicadas pelos consultores especialistas da Evolução Humana:

  • Introdução à Liderança Positiva.
  • Características e Competências do Líder Servidor/Líder Positivo.
  • Cultivando um Ambiente de Confiança e Colaboração.
  • Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho com a liderança positiva.
  • Práticas da Liderança positiva.
  • Plano de Ação e Compromissos.
  • Liderança Integral é uma abordagem holística que visa desenvolver líderes em múltiplas dimensões. Baseado na Metodologia de Richard Barrett, ele resumiu as dimensões em 3 módulos de desenvolvimento:
  • Módulo 1 – Liderando a si mesmo: Inteligência Emocional, Autoconhecimento, Protagonismo, Modelos Mentais, Valores Pessoais.
  • Módulo 2 – Liderando Equipes 
  • Módulo 3 – Liderando a Organização

Liderança Facilitadora é um estilo de liderança e gestão que busca alinhar as contribuições e ideias de cada membro da equipe para alcançar objetivos comuns O líder facilitador envolve todos os membros da equipe em cada etapa do processo de tomada de decisão.

Programa:

  • Comunicação Assertiva e Escuta ativa – Líderes facilitadores compartilham informações de forma clara, tanto verbalmente quanto por escrito.
  • Colaboração, Inclusão – Empoderamento – Criam um ambiente seguro para a expressão aberta. Valorizam a diversidade de ideias e perspectivas.
  • Flexibilidade e Adaptabilidade – Estão abertos a diferentes abordagens e soluções.

Pipeline de Liderança, baseado na metodologia desenvolvida por Ram Charan, é um modelo que visa identificar, desenvolver e promover líderes em diferentes etapas. Aqui estão os principais pontos:

  1. O Pipeline de Liderança reconhece que a liderança não é inata, mas pode ser aprendida e aprimorada.
  2. Ele oferece um caminho claro para desenvolver líderes em todas as fases da carreira.

 

Programa modular resumido – Totalmente customizado para realidade da empresa:

  • Gerenciar a si mesmo
  • Gerenciar os outros
  • Gerenciar Clientes
  • Gerenciar Operações Específicas
  • Gerenciar um Negócio
  • Gerenciar um Grupo
  • Gerenciar uma Empresa

A Liderança Situacional foi desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth Blanchard. É uma abordagem flexível que reconhece que não existe um estilo único de liderança que funcione para todas as situações. Ela se baseia na adaptação do líder às necessidades específicas de cada contexto e equipe. 

Benefícios: Adaptação às necessidades específicas de cada situação, maior eficácia na liderança e foco no sucesso dos liderados.

Programa:

  • Fundamentos da Liderança Situacional: Introdução à teoria e seus princípios, exemplos de aplicação em diferentes contextos.
  • Identificação de Estilos de Liderança: Avaliação das competências dos líderes. Identificação dos estilos mais adequados para cada situação.
  • Desenvolvimento de Habilidades de Adaptação: Treinamento em comunicação, empatia e flexibilidade. Prática de ajuste do estilo de liderança conforme necessário.
  • Casos Práticos e Simulações: Exercícios de aplicação da teoria em cenários reais. Discussões em grupo sobre desafios e soluções.
  • O papel e perfil do Líder
  • Estilos de Liderança
  • Novas Soft Skills dos Líderes do futuro
  • Protagonismo e Inteligência Emocional
  • Modelos Mentais – Mudança de Mindset
  • Gestão de Pessoas Humanizada
  • Feedback & Feedforward
  • Comunicação Assertiva e Não Violenta
  • O Líder Coach – Empowerment e Delegação
  • Relacionamento Interpessoal – Empatia
  • Solução de Conflitos
  • Negociação e Influência
  • Liderança Híbrida
  • Tomada de Decisão
  • Liderança Ágil
  • Diversidade e Inclusão
  • Saúde Emocional
  • Colaboração
  • Times de Alta Performance: Confiança, Responsabilidade, Comprometimento, Accountability, Resultados – Baseado na Metodologia de Patrick Lencioni.
  • Conflitos geracionais – Como solucionar?

Programa customizado – Treinamento pontual ou Modular:

  • O papel e perfil do Líder Coach
  • O que é Coach
  • O que não é Coach
  • Tipos de Coaching
  • Estrutura do Coaching
  • Ferramentas de Coaching
  • Mapas e Filtros
  • Rapport
  • A Roda da Liderança
  • Elaboração de Metas Individuais e em Grupo
  • Perguntas Eficazes
  • Acompanhamento de Tarefas – Ferramentas
  • Plano de Ação.

Objetivos:

  • Proporcionar melhoria de habilidades e atitudes como empatia, confiança, fazer diferente, reflexões sobre desenvolvimento da equipe.
  • Desenvolver o espírito de equipe: Integrar e motivar a equipe com dinâmicas de situações diárias e estratégicas.
  • Melhorar a comunicação e a colaboração e envolvimento entre as equipes para objetivos comuns.
  • Resolver desafios e conflitos: As atividades devem ser desafiadoras, mas alcançáveis.
  • Apoiar o time no cumprimento de metas – Desafios e Compromissos com rodadas de Feedback.

 

Programa customizado

  • Contexto do mundo contemporâneo, novos modelos de serviços nas organizações. As novas competências/soft skills exigidas aos profissionais de alta performance. Modelo de “trabalho em equipe colaborativo”.
  • Confiança como base das relações – Atividade de Integração da Equipe – Dinâmica prática Atividade autoconhecimento e integração da equipe. Criando novos hábitos, atitudes e comportamentos. Jogo entre as equipes.
  • Estágios de desenvolvimento da equipe com foco em resultados – Responsabilidade, Comprometimento, Accountability e Resultados: Dinâmica das metas comuns.
  • 5C’s – Caminhos da conquista.
  • O talento criativo. O pensamento divergente/convergente.
  • Jogo de construção Lego ou Tangram – Uma maneira divertida de desenvolver habilidades interpessoais e de colaboração.
  • Mudanças de Mindset.

Programa customizado – Treinamento pontual ou Modular:

Metodologia de Treinamento baseada no best-seller “Os 5 Desafios das Equipes” de Patrick Lencioni. Pré Work – Pesquisa 5 Disfunções e Desafios da Equipe (online).

1º Módulo – Confiança

  • Os ciclos da confiança/Comportamentos que geram confiança
  • Confiança na prática/Limitadores da confiança
  • Relações de Confiança
  • Exercício: Construindo meu mapa de confiança
  • Cultura da Confiança. Como implantar no seu time e na sua empresa?

 

2º Módulo – Conflitos produtivos

  • Porque existem conflitos? Principais causas de conflitos.
  • Equipes que temem conflitos/Times que se envolvem em conflitos
  • Como diminuir os conflitos com o time e na empresa
  • Dicas de como administrar e solucionar conflitos
  • Exercício prático: Casos que acontecem muito na sua empresa (customizado).

 

3º Módulo – Comprometimento

  • Como chegar ao comprometimento do time?
  • Times que se comprometem/Times que não se comprometem
  • Desenvolvendo uma mentalidade de comprometimento, discussão de ideias e decisões abertas/Qual a base para qualquer time de alta performance com comprometimento?
  • Dicas para aumentar seu comprometimento com seu time e sua empresa
  • Exercício prático: Histórias de comprometimento (customizado).

 

4º Módulo – Accountability

  • Pare de pedir desculpas!/Relacionamentos saudáveis
  • Comunicação assertiva e Conversas difíceis – A postura accountable é que irá nos ajudar a transformar Conversas Difíceis em Diálogos Produtivos.
  • Exercícios – Praticando diálogos produtivos
  • Melhores práticas da liderança accountable
  • Desenvolvendo Accountability – Guia para o Accountability
  • Exercício prático: Como ser accountable?

 

5º Módulo – Resultados

  • Características de uma equipe com foco em resultados/Exercício: Eficácia do time.
  • Mudanças de Mindset pessoal
  • Mudanças para a Transformação da Equipe – Inovação e Colaboração
  • Crenças, atitudes e falas que impedem as mudanças e resultados positivos
  • Falta de atenção aos resultados/Comportamentos em equipes de focam em resultados
  • Equipe que não foca em resultados/Engajamento emocional e intelectual
  • Valores “chaves” para Empresas que atuam com  foco em Alta Performance
  • Entrega do Plano de Ação e Compromissos.

Por que as organizações precisam desenvolver líderes humanizados em seus ambientes de trabalho?

Características de uma liderança humanizada e seus benefícios. 

Intenção, atenção, compaixão e cognição estão relacionadas ao líder mais humanizado. 

Os 4 pilares da liderança humanizada. 

Práticas e ações dentro da organização com novo estilo de liderança.

Coflitos geracionais – Como solucioná-los?

Atrair e reter profissionais talentosos é crucial para o sucesso de um negócio. O treinamento Gestão de Pessoas ensina técnicas para manter os colaboradores engajados, promovendo um ambiente de trabalho positivo e produtivo. 

  • A Gestão de Pessoas no momento atual – Quais as principais competências?
  • Desenvolvimento de Equipes
  • Retenção de Talentos
  • Gestão de Conflitos
  • Liderança e motivação de pessoas
  • Comunicação Assertiva

Temos três principais modalidades de treinamentos incompany e customizados:

Presencial

Híbrido

Online