“Você ENFRENTA ou FOGE?” – A palavra chave para esta questão é “CONSCIÊNCIA”

As respostas aos medos e aos desejos variam significativamente de pessoa para pessoa, mas invariavelmente provocam efeitos externos e internos porque ativam pensamentos e comportamentos de natureza mais “instintiva” do tipo “enfrentar / fugir”. Estas respostas comportamentais a tais fenômenos provocam o que podemos chamar de “turvamento da consciência”, que conduz a comportamentos inconscientes que, no meio corporativo, interferem no processo de Comunicação e afetam diretamente o processo de Liderança. Somente com o aperfeiçoamento da capacidade de observação consciente deste processo podemos identificar os “gatilhos” que disparam tais comportamentos e pensamentos. A palavra chave é “CONSCIÊNCIA”, que pode ser observada em 4 diferentes níveis. Vale conferir!!!

Por Wladimir R. Palermo

Evolução Humana Consultoria - Trabalha a favor da expansão da consciência - Essa é nossa razão de existirEsta energia atrai energias, pensamentos, eventos e pessoas com igual sinal (mais ou menos). Adicionalmente as energias produzidas por estes pensamentos promovem alterações internas nas pessoas.

Segundo o Dr. Deepak Chopra “somos as únicas criaturas na face da terra capazes de promover alterações em nossa biologia através dos nossos pensamentos”. Os nossos pensamentos são fortemente influenciados por alguns fenômenos que nos acompanham por toda a vida. Destaco dois deles, que são bem marcantes: o Medo e o Desejo.

As respostas aos medos e aos desejos variam significativamente de pessoa para pessoa, mas invariavelmente provocam efeitos externos e internos porque ativam pensamentos e comportamentos de natureza mais “instintiva” do tipo “enfrentar / fugir”.

Estas respostas comportamentais a tais fenômenos provocam o que podemos chamar de “turvamento da consciência”, que conduz a comportamentos inconscientes que, no meio corporativo, interferem no processo de Comunicação e afetam diretamente o processo de Liderança.

Somente com o aperfeiçoamento da capacidade de observação consciente deste processo podemos identificar os “gatilhos” que disparam tais comportamentos e pensamentos.

A palavra chave é “CONSCIÊNCIA”, que pode ser observada em 4 diferentes níveis:

PRIMÁRIA OU PRIMITIVA (INCONSCIENTES)
80% da população mundial possui este nível de CONSCIÊNCIA, sendo:
  • 60% quase instinto puro
  • 10% mais instinto do que razão
  • 10% instinto, imaturidade, agressividade.

Este grupo numeroso, formado por 80% da população mundial, classificado como tendo Nível de Consciência Primitiva ou Primária (Inconsciente), apresenta os seguintes traços comportamentais:

  • Atitudes co-dependentes
  • Consciências grupais
  • Cardumes ou Rebanhos – influenciáveis, sugestionáveis
  • Conduzidos por modismos e pelo Ego
  • Seguem os outros, o que em outras palavras seria o amestramento ideológico
  • Raiva, descontrole, agressividade desmedida, gula, preguiça e rancor
  • Somatização, fobias, depressão, negação da realidade, dificuldade para efetuar mudanças
  • Paixão fácil – imaturidade mental
  • Não sabem lidar com o poder
  • Superstição – mitolatria
  • Tentam controlar os outros – patrulhamento

MÉDIA (SEMI-CONSCIENTES)

18% da população mundial possui este nível de CONSCIÊNCIA

Este segundo grupo, formado por 18% da população mundial, oscila entre os mesmos comportamentos descritos para o primeiro grupo e momentos de lucidez, quando são apresentados alguns referenciais próprios. Apresentam dificuldades para o auto-enfrentamento. Oscilam comportamentos Agressivos e Passivos.

Os restantes 2% (!!!) são reservados para as pessoas com consciência bem resolvida, independentes, racionais, lógicas, que têm discernimento aguçado, perceptivas, assertivas, que conseguem realizar processos de auto-enfrentamento e vivem em contínuo processo de evolução.

AVANÇADA (CONSCIENTES)

1,9% da população mundial possui este nível de CONSCIÊNCIA

MUITO AVANÇADA (MUITO CONSCIENTES)

0,1% da população mundial possui este nível de CONSCIÊNCIA

Evolução Humana Consultoria

Como você reage aos estímulos do Medo e do Desejo?
Como seus pensamentos são disparados a partir destes estímulos?
Você se percebe agindo com qual dos 4 níveis de Consciência?

Evolução Humana Consultoria

Nossos agradecimentos ao autor deste artigo, que cedeu gentilmente este e outros artigos para o BLOG da Evolução Humana Consultoria, e que também serão postados em breve por aqui – Wladimir R. Palermo, São Paulo, São Paulo, Brazil CEO da Persona Global Brasil. Atividades: consultoria, executive coaching, workshops e surveys.

A Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”.

Essa é nossa razão de existir!

Mais informações: http://www.evolucaohumana.com.br/siteantigo/quem-somos

Share the Post:

Posts relacionados

Mulher ao centro meditando e outras duas pessoas irritadas passando tarefas

Valores limitantes provocam entropia nas empresas

Valores limitantes, como medo do fracasso e resistência à mudança, provocam “entropia cultural”, desencadeando disfunção e desperdício de energia nas organizações. Sinais de entropia incluem falhas de comunicação e baixa produtividade. Para combatê-la, é vital simplificar processos, promover comunicação assertiva, garantir igualdade e fomentar integração. A Evolução Humana Consultoria é especialista em fortalecer culturas organizacionais para combater tais desafios.

Read More