Pesquisa de Clima ou Pesquisa de Cultura orientada para Valores? Principais aplicações e funcionalidades – confira e escolha a melhor opção para sua Organização

Pesquisa de Clima ou de Pesquisa de Cultura orientada para Valores? Principais aplicações e funcionalidade – confira e escolha a melhor opção para sua Organização.

Na hora de contratar pesquisa para verificar como está o clima, engajamento, nível de satisfação dos colaboradores, cultura organizacional e desenhar ações de desenvolvimento necessárias para o novo ano, as empresas contam com várias opções. Hoje as mais utilizadas são as pesquisas de Clima (ou Engajamento – nome este também bastante utilizado) ou de Cultura Organizacional orientada para Valores Organizacionais.

Muitos gestores de Recursos Humanos tem nos perguntado sobre as diferenças de cada uma dessas pesquisas, em quais dimensões atuam, como são os relatórios apresentados, se uma pesquisa exclui a necessidade de realização da outra ou se é necessária à realização de ambas, custos das pesquisas, dentre outras perguntas.

Neste artigo vamos desmistificar as questões que envolvem as duas pesquisas:

Pesquisa de Clima – verifica como está a motivação/engajamento dos colaboradores da empresa. Permite visualizar pontos de atenção e descontentamento dos colaboradores e as pessoas não são identificadas. Ótima ferramenta para que os gestores verifiquem  se as práticas de gestão e desenvolvimento humano estão gerando contentamento das pessoas que as utilizam no dia a dia.

Pesquisas de Cultura orientada para Valores – verifica como anda a cultura organizacional de uma empresa a partir dos valores organizacionais. Ele mostra com maior profundidade as questões que envolvem engajamento e motivação dos colaboradores, pois identifica a origem dos comportamentos humanos. A partir de uma visão da cultura de valores instalada (cultura vivenciada) e anseios dos colaboradores para a cultura no futuro (cultura desejada) é possível ver anseios coletivos para alinhamento da cultura.

Se a organização optar pela realização de Pesquisa de Cultura orientada para Valores não necessariamente terá que realizar a Pesquisa de Clima, pois as dimensões apresentadas nos resultados darão informações bastante claras sobre como anda o clima na empresa. Já o contrário, ou seja, se a empresa optar apenas pela Pesquisa de Clima não terá como identificar com clareza e profundidade a fonte dos problemas, que é a nosso ver, é o maior diferencial e sonho de todo gestor que realmente se preocupa com a saúde da organização.

A Pesquisa de Cultura mostra, além dos valores positivos existentes na cultura organizacional, os valores limitantes que causam doenças comportamentais nos times, liderança, desmotivação, desalinhamento com os objetivos estratégicos, falta de produtividade –  e que a médio e longo prazo podem levar à empresa para a beira de um perigoso precipício.

Vejam abaixo o que as duas pesquisas oferecem: 

Pesquisa de Clima ou de Pesquisa de Cultura orientada para Valores? Principais aplicações e funcionalidade – confira e escolha a melhor opção para sua Organização.
Fonte: experiência consultiva da Evolução Humana Consultoria.

Nossa intenção com este artigo não é desmotivá-los na contratação de Pesquisa de Clima, porém conscientizá-los consultivamente de que as metodologias estão evoluindo e que as práticas adotadas pelos RHs com relação ao diagnóstico humano podem ser aprimoradas, inovadas e aprofundadas.

Muitas empresas realizam Pesquisa de Clima há anos. Não se pode abandonar o uso de um dia para outro. Deve-se fazer uma transição, progressiva e evolutiva dos métodos de pesquisa. Pode ser que sua organização mantenha a Pesquisa de Clima ainda por anos, mas isso não invalida a inserção de novas metodologias e tecnologias que darão informações de cunho mais estratégicas para as tomadas de decisão no âmbito do RH ou pela direção da empresa.

Percebemos que os RHs das organizações estão sendo muito exigidos para que assumam papel mais estratégico, que criem políticas e ações mais eficazes no sentido de desenvolvimento da liderança, retenção de talentos, contratações, sucessão, e elevação das pessoas para o patamar mais importante da empresa. Afinal quem é mesmo que faz uma empresa existir? Qual é mesmo o maior patrimônio de uma empresa? O Capital Humano!

Quanto melhor o “povo” de uma empresa, melhor esta empresa estará no mercado. Melhor suas ações estarão em posicionamento nas bolsas de valores, na realização dos IPOs, na atração de novos talentos, na geração de negócios, na contagem cronológica para viver com longevidade e saúde plena.

Aqui na Evolução Humana nós seguimos a seguinte filosofia – apoiar nossos clientes na ampliação de consciência – seja consultivamente (consultoria organizacional) ou levando à prática para o campo através de serviços de desenvolvimento humano. Sempre olhamos os projetos com os olhos do cliente – Foco do Cliente – um de nossos valores organizacionais. Temos muita consciência de que além de atender às solicitações de nossos clientes, temos também que orientá-los, tornar as informações claras, objetivas para efeito de tomada de decisão na hora da contratação.  E é por isso que hoje trouxemos este tema tão importante e impactante para vocês.

Fiquem à vontade para realizar suas escolhas!

<< artigo produzido por:  Vânia Faria >>

 Pesquisa de Clima ou de Pesquisa de Cultura orientada para Valores? Principais aplicações e funcionalidade – confira e escolha a melhor opção para sua Organização.A Evolução Humana Consultoria oferece o serviço de Pesquisa de Clima através da Cense Sistemas para RH – empresa do grupo – clique aqui e saiba mais.

A pesquisa de Cultura Organizacional Orientada para Valores é realizada com a metodologia Values Driven, de Richard Barrett e a pesquisa é realizada na plataforma tecnologia do Barrett Values Centre.

A Evolução Humana é uma empresa certificada por este órgão para realização deste tipo de pesquisa. clique aqui e saiba mais.

 
QUEM SOMOS: “ A Evolução Humana é uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional com atuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em treinamentos oferecemos e customizamos mais de 100 temas in company, nos formatos de Academia de Liderança, cursos, workshops, oficinas de aprendizagem e palestras. Também com forte atuação em: cultura organizacional e transformação cultural por valores; coaching; inovação e sustentabilidade;  formação de estagiários e trainees;  consultoria em processos de desenvolvimento organizacional e remuneração. Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso e-mail  [email protected] ou http://www.evolucaohumana.com.br

 

Artigo relacionado:

AVALIAR e PESQUISAR para DESENVOLVER e POTENCIALIZAR pessoas e recursos nas organizações

Share the Post:

Posts relacionados

Mulher ao centro meditando e outras duas pessoas irritadas passando tarefas

Valores limitantes provocam entropia nas empresas

Valores limitantes, como medo do fracasso e resistência à mudança, provocam “entropia cultural”, desencadeando disfunção e desperdício de energia nas organizações. Sinais de entropia incluem falhas de comunicação e baixa produtividade. Para combatê-la, é vital simplificar processos, promover comunicação assertiva, garantir igualdade e fomentar integração. A Evolução Humana Consultoria é especialista em fortalecer culturas organizacionais para combater tais desafios.

Read More