Missão, Visão ,Valores e Estratégia – Coração e Cérebro criando a saúde ideal para o negócios em tempos de adversidade.

Missão, Visão, Valores e Estratégia – Coração e Cérebro criando a saúde ideal para os negócios em tempos de adversidade.

Como anda a saúde de sua empresa?
Missão, Visão e Valores estão sendo vivenciados e cuidados?
E a Estratégia de Negócio? Contempla uma visão longeva dos negócios?

Artigo de Vânia Faria

Neste artigo vou fazer uma analogia das empresas com dois órgãos vitais do corpo humano: o Cérebro e o Coração. O que para mim faz todo sentido, já que empresas são feitas por pessoas e este conjunto de mentes, personalidades, sentimentos, comportamentos desenvolvidos pelos valores e crenças é que criam o jeito de ser de uma empresa. Ou seja, o jeito de vivenciar as coisas é que dita a Cultura Organizacional e indica se a Estratégia de Negócios será bem sucedida ou não.  

O cérebro da empresa cuida de tudo aquilo que é racional – onde situa-se a Estratégia Empresarial/Negócios, planejamento, gestão, processos, sistemas, métricas, indicadores e resultados numéricos.

A outra vertente é o coração. Esta dita o ritmo, as emoções, o engajamento, o grau de felicidade no trabalho, coesão, alinhamento ou desalinhamento de equipes, saúde das relações humanas, stress ou no stress das pessoas, baixo ou alto turn over, garantia de gente talentosa na equipe, e tudo o que é relacionado às pessoas.  

Já estive em centenas de empresas Brasil a fora fazendo consultoria e posso dizer que vi de tudo um pouco. Vi empresas com excelentes estratégias, com executivos extremamente competentes (ótimo racional) e continha sérios problemas de coração.

Vi empresas com problemas vitais de estratégia, de gestão e comando, porém ótimo clima, ambiente ótimo para se trabalhar, pessoas com vontade de fazer diferença, mas perdidas por não saberem o quê e como fazer.

Vi empresas com problemas de saúde graves nas duas áreas (cérebro e coração), algumas à beira da falência ou desativação dos negócios, e outras que realmente encerraram suas atividades, por não conseguirem virar o jogo – essas se perderam no caminho… – e tantas e tantas outras que colocaram a culpa do insucesso em situações externas – economia, política, mercado, etc., como se isso mudasse de alguma forma o mal funcionamento do organismo.

E vi empresas com ótima saúde (coração e cérebro), pois entenderam que as duas questões deveriam andar de mãos dadas e hoje são empresas excepcionais no ponto de vista de negócios, longevidade e as pessoas adoram trabalhar em suas posições, além de gostarem dos desafios novos que vão surgindo na medida em que a Evolução é necessária. Essas empresas se tornaram imunes à maioria das doenças externas, e conseguiram um lugar diferenciado no mercado em que atuam. Muito provavelmente estão trafegando em um Oceano Azul (alusão ao título do livro de Blue Ocean Strategy de W. Chan Kim e Renée Mauborgne).

Eu vejo que Estratégia e Cultura Organizacional são duas vertentes que devem andar de mãos dadas. Devem dispender o mesmo gasto energético e de tempo da liderança. Uma coisa não anda separadamente da outra. Organizações são sistemas vivos. Tudo está interligado de forma sistêmica e Cérebro e Coração trabalhando em perfeita consonância, garantirão o que podemos chamar de SUCESSO no mundo organizacional. 

Outra coisa que tenho observado é a empresa contratar uma Consultoria de Estratégia e outra para questões de Cultura e nunca cruzar os dois fatores. As chances das coisas desandarem no meio do caminho são grandes, pois a Cultura deve suportar a Estratégia na grande maioria dos casos.

O ideal é que haja um perfeito alinhamento entre as ações e forte desenvolvimento das pessoas para que possam de fato vivenciar os valores organizacionais e caminharem rumo à Visão de futuro do ponto de vista comportamental e de negócios, usando dons, habilidades, potencial, foco, orientação para resultados, mas sobretudo cultivando ótimas características comportamentais.

Não basta descrever Missão, Visão e Valores e achar que desta forma a Cultura Declarada automaticamente será vivenciada… É… realmente não basta! Se fosse fácil assim não veríamos tantas empresas com Marco Filosófico lindo (missão, visão e valores lindos), e na prática a cultura vivenciada ser outra completamente diferente.

Não basta descrever um Planejamento Estratégico fabuloso, associar sua implementação à metas individuais e coletivas, cobrar, cobrar e cobrar as pessoas por resultados, e achar que isto será suficiente.

Não basta achar que a saúde comportamental da empresa anda bem. Check-ups periódicos são necessários para conhecer o diagnóstico real de como anda o Coração e Cérebro da empresa e se será necessário prescrever alguns medicamentos de desenvolvimento e readequação dos negócios. Isto poderá fazer toda a diferença a curto, médio e longo prazo. Pode ter certeza!

Procure especialistas neste assunto e trabalhe este tema
de forma integrada – sistêmica. Automedicação pode não
ser umbom caminho quando o se trata de questões
vitais para a longevidade da empresa!

Vânia Faria CEO, founder "Evolução Humana", specialist in cultural transformation, coach and co-author of "The World Book of Values"      São Paulo e Região, Brasil     Recursos humanosSobre Vânia Faria é consultora em desenvolvimento humano e organizacional, com mais de 20 anos vivênciando  projetos nesta área. Possui larga experiência em projetos de Cultura Organizacional orientados para Valores, coaching de executivos e de carreira, focado em competências, missão, visão e valores pessoais. Co-autora do Livro “A World Book of Values” e editora principal para a versão brasileira. É formada pelo Barrett Values Centre e também  atua como diretora executiva da Evolução Humana Consultoria.

QUEM SOMOS: “A Evolução Humana é uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional com atuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em Educação Corporativa oferecemos: Mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de Treinamentos, Cursos, Workshops, Oficinas de Aprendizagem e Palestras, in company. Atuamos também nas áreas de: cultura organizacional e transformação cultural por valoresacademia de lideranças; coaching; inovação e sustentabilidade; seleção e formação de estagiários e trainees; processos de desenvolvimento organizacional; e remuneração. Levamos nossos serviços para todo o território nacional e já estamos atuando também fora do Brasil (Argentina, Espanha, Marrocos, México, EUA). Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 45 consultores de nível sênior. Estamos prontos para lhes servir! Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso e-mail  [email protected]

A Evolução Humana trabalha à favor da Expansão da Consciência.
Essa é nossa razão de existir!!!
www.evolucaohumana.com.br

Share the Post:

Posts relacionados

Mulher ao centro meditando e outras duas pessoas irritadas passando tarefas

Valores limitantes provocam entropia nas empresas

Valores limitantes, como medo do fracasso e resistência à mudança, provocam “entropia cultural”, desencadeando disfunção e desperdício de energia nas organizações. Sinais de entropia incluem falhas de comunicação e baixa produtividade. Para combatê-la, é vital simplificar processos, promover comunicação assertiva, garantir igualdade e fomentar integração. A Evolução Humana Consultoria é especialista em fortalecer culturas organizacionais para combater tais desafios.

Read More