COMO POSSO CRIAR UMA VIDA DE SIGNIFICADO? Eis a pergunta a ser respondida!

Normalmente, quando somos mais jovens, buscamos realizar coisas que nos deem segurança física, emocional, fortalecimento da autoestima, alcançar sucesso na carreira, criar família, ter reconhecimento, criar relacionamentos em diversas escalas de satisfação, e por aí vai. Geralmente depois que conseguimos nos sentir realizados nestas dimensões citadas (uns são mais exigentes, outros menos), passamos a questionar o porquê de tanto fazer, de tanto buscar, de tanto trabalhar, e normalmente isto coincide com o momento em que percebemos que a vida é curta, que não há tanto tempo mais a perder e de que é necessário deixar um legado. Confira mais sobre a nossa abordagem a respeito deste assunto no novo artigo de Vânia Faria - Boa Leitura!!

Evolução Humana e expansão da consciência individual e coletiva

Artigo de Vânia Faria

Certo dia, conversando com um executivo durante uma sessão de coaching, ouvi dele uma pergunta difícil de responder, que era: – “Como posso criar uma vida de significado?”

Ao ouvir aquela pergunta, imediatamente tive o impulso de lhe responder com a mesma pergunta. E o fiz.

Ele também não soube responder de imediato. Então eu fiz um pacto com ele. Disse: – “Que tal você levar isso como lição de casa e me responder na próxima sessão?”.

Ele não gostou muito, pois estava querendo ajuda naquele momento para clarear seus pensamentos e ir para casa com a sua angústia diminuída.

A verdade é que tanto ele quanto eu, fomos para casa com uma lição de casa para fazer.

Ao ouvir aquela pergunta, minha mente processou centenas informações relacionadas à pergunta em questão e eu também não teria uma resposta para responder para ele num prazo tão curto de 10 minutos, pois já estávamos nos minutos finais da sessão de coaching. Responder algo tão profundo demandaria uma sessão inteira de coaching (ou neste caso, uma sessão inteira de pura filosofia de vida).

Bem, e já que a questão é filosófica, tentarei passar aqui um pouco do que eu entendo sobre “criar uma vida de significado”.

Existem diversas visões que tratam sobre este tema, e a que gosto mais é a do Richard Barrett, meu guru nos quesitos ampliação de consciência e valores humanos e é a que adotei para minha vida, inserindo um pouco do aprendizado do Pathwork de Eva Pierrakos, alguns ensinamentos espiritualistas não dogmáticos, e a bagagem em desenvolvimento humano adquirida ao longo da minha carreira.

Uma vida de significado (mais uma vez frisando que é a minha percepção/verdade) é seguir o caminho do coração. Fazer aquilo que o coração manda fazer.

Normalmente, quando somos mais jovens, buscamos realizar coisas que nos deem segurança física, emocional, fortalecimento da autoestima, alcançar sucesso na carreira, criar família, ter reconhecimento, criar relacionamentos em diversas escalas de satisfação, e por aí vai.

Geralmente depois que conseguimos nos sentir realizados nestas dimensões citadas (uns são mais exigentes, outros menos), passamos a questionar o porquê de tanto fazer, de tanto buscar, de tanto trabalhar, e normalmente isto coincide com o momento em que percebemos que a vida é curta, que não há tanto tempo mais a perder e de que é necessário deixar um legado.

E que legado é este? Não sei! Cada um tem o seu. Mas posso afirmar que o legado geralmente está associado a realizar algo que gere valor para a sociedade. Pode ser a sociedade local (vizinhança, bairro ou cidade), a sociedade de uma organização (empresa), a sociedade que abrange um público específico (crianças, jovens, idosos, excluídos, sem-teto, analfabetos, doentes, etc) ou a sociedade planetária (ecologia, valores humanos, espiritualidade, etc).

O importante é escolher aquilo que faça sentido para cada um. Tem gente que está fazendo trabalho humanístico ajudando crianças órfãs, tem gente que está fazendo trabalho humanístico cuidando da sustentabilidade na empresa em que trabalha (por exemplo – trabalhando a favor da elevação da consciência dos funcionários), tem gente que está fazendo trabalho humanístico criando uma família amorosa.

Então, agora que estou escrevendo sobre este tema percebo uma complexidade ainda maior para responder em apenas uma página…

Mas não posso me negar a criar esta “reflexão”, uma vez que encontrei o significado para a minha vida trabalhando a favor da expansão da consciência, seja em escala individual ou coletiva.

Então peço apenas uma coisa para você que está lendo este post. Se pretende criar uma vida de significado, pense sobre aquilo que lhe faz se sentir energizado, sendo remunerado ou não. Nem todo trabalho humanístico precisa ser filantrópico. Eu acredito que todas as pessoas que estão trabalhando em suas missões de vida, mantendo suas necessidades financeiras saudáveis e seu sistema ecológico equilibrado, já estão trafegando numa dimensão humanística e consequentemente criando uma vida de significado.

Mais cedo ou mais tarde todos nós seremos confrontados com esta pergunta. O significado chegará apenas para aqueles que conseguirem responder por si só a pergunta e então começarem a atuar no sentido de ter a certeza de que cada dia fez o melhor para si e para outros seres humanos. Que este trabalho, mesmo intangível, vale muito a pena, aumenta o nível de alegria interior e gera um tremendo sentimento de missão cumprida.

Sobre Vânia Faria –  é consultora em desenvolvimento Humano e Organizacional, com mais de 20 anos vivênciando  projetos nesta área. Possui larga experiência em projetos de Cultura Organizacional orientados para Valores, coaching de executivos e de carreira, focado em competências, missão, visão e valores pessoais. É também  diretora executiva da Evolução Humana Consultoria.

Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”. Essa é nossa razão de existir!

Mais informações: http://www. evolucaohumana.com.br

QUEM SOMOS: “ A Evolução Humana é uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional com atuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em treinamentos oferecemos e customizamos mais de 100 temas in company, nos formatos de Academia de Liderança, cursos, workshops, oficinas de aprendizagem e palestras. Também com forte atuação em: cultura organizacional e transformação cultural por valores; coaching; talent management;  formação de estagiários e trainees;  consultoria em processos de desenvolvimento organizacional e remuneração. Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso e-mail  [email protected]
Share the Post:

Posts relacionados

Mulher ao centro meditando e outras duas pessoas irritadas passando tarefas

Valores limitantes provocam entropia nas empresas

Valores limitantes, como medo do fracasso e resistência à mudança, provocam “entropia cultural”, desencadeando disfunção e desperdício de energia nas organizações. Sinais de entropia incluem falhas de comunicação e baixa produtividade. Para combatê-la, é vital simplificar processos, promover comunicação assertiva, garantir igualdade e fomentar integração. A Evolução Humana Consultoria é especialista em fortalecer culturas organizacionais para combater tais desafios.

Read More