A COOPERAÇÃO e a COLABORAÇÃO – você sabe diferenciar os comportamentos destes dois Valores Organizacionais?

Dando continuidade aos artigos que falam sobre Valores Organizacionais que formam a Cultura de uma Empresa, hoje trazemos um texto de Artur Berberian, consultor parceiro da Evolução Humana Consultoria, que discorre sobre os valores Cooperação e Colaboração no ambiente de trabalho. Curiosidades: Na escala dos 7 níveis de consciência do Modelo Barrett, metodologia que utilizamos para classificar valores organizacionais em projetos de Cultura Organizacional, estes valores são classificados da seguinte forma: .. Cooperação - valor de nível 5 - está relacionado à dimensão de "Coesão Interna - busca da realização no trabalho" .. Colaboração - valor de nível 6 - está relacionado à dimensão de "Coesão Externa - fazer a diferençano trabalho e para a sociedade" E vamos à leitura deste artigo bastante esclarecedor. Ótima Leitura!!! Abraços, Equipe da Evolução Humana.

Dando continuidade aos artigos que falam sobre Valores Organizacionais que formam a Cultura de uma Empresa, hoje trazemos um texto de Artur Berberian, consultor parceiro da Evolução Humana Consultoria, que discorre sobre os valores Cooperação e Colaboração no ambiente de trabalho.

Curiosidades:

Na escala dos 7 níveis de consciência do Modelo Barrett, metodologia que utilizamos para classificar valores organizacionais em projetos de Cultura Organizacional, estes valores são classificados da seguinte forma:

  • Cooperação – valor de nível 5 – está relacionado à dimensão de “Coesão Interna – busca da realização no trabalho”
  • Colaboração – valor de nível 6 – está relacionado à dimensão de “Coesão Externa – fazer a diferença no trabalho e para a sociedade”

E vamos à leitura deste artigo bastante esclarecedor!!!

Abraços, Equipe da Evolução Humana.
Colaboração & Cooperação - Evolução Humana Consultoria - Valores Organizacionais
Valores organizacionais - Cultura de Valores - Método Barrett

A COOPERAÇÃO e a COLABORAÇÃO – você sabe diferenciar os comportamentos destes dois Valores Organizacionais?

Artur Berberian Filho

 

Percebo que muitas pessoas utilizam a Cooperação e a Colaboração em seus trabalhos e me chama a atenção o fato destas duas palavras serem utilizadas para o mesmo fim. Trago hoje uma reflexão e um maior esclarecimento sobre a Cooperação e a Colaboração e a relação entre elas.

Um ambiente Colaborativo é aquele que proporciona ferramentas, processos ou espaços físicos que favorecem à interação, por exemplo: uma área de trabalho onde não há divisórias entre as mesas dos funcionários, uma ferramenta de rede social que permite contato com demais pessoas que compartilham de uma mesma percepção ou um plano de metas que distribui os resultados igualmente entre todos. São ações que uma organização pode adotar e que trazem um efeito geralmente muito positivo.

Já a Cooperação está ligada à relação entre as pessoas. São as atitudes entre as pessoas que mostram a cooperação, como por exemplo: ouvir o outro, respeitar, acolher, compartilhar ideias e decisões. São comportamentos que, uma vez apresentados e aceitos pelas pessoas, tornam-se um hábito comum e flui de forma natural sendo nutrido por elas.

Isso não quer dizer que devemos escolher entre Colaboração ou Cooperação, nada disso. Apenas precisamos estar cientes que ambas são complementares. Porém a Cooperação é mais profunda e extrapola os limites da organização levando a Cooperação para outras pessoas nas ruas, casas e famílias.

Pense comigo: imagine que em uma organização com um ambiente somente colaborativo, com espaços compartilhados de trabalho e metas coletivas, mas sem nenhum trabalho direto com as pessoas, sejam retiradas estas ferramentas colaborativas. As pessoas continuariam a se relacionar como antes?

Cultura Organizacional - Valores organizacionais - Evolução Humana

Por isso fiz questão de apresentar o meu ponto de vista em relação à Colaboração e à Cooperação. Apesar de complementares não são a mesma coisa.

Entendeu o espírito da coisa?

 

Artur Berberian Filho – é sócio-diretor da empresa “Espírito da Coisa”, que é uma empresa especializada em Jogos para Desenvolvimento Humano, muito utilizado nos Workshops e Oficinas de Desenvolvimento da Evolução Humana Consultoria.  Jovem, criativo, que não perdeu o gosto por brincar, porém hoje leva a sério as brincadeiras, transformando-as em jogos divertidos, porém estratégicos e focados no desenvolvimento da consciência. É uma grata satisfação ter o Artur e sua empresa como parceiros de jornada na Evolução Humana Consultoria.
Referências:
Richard Barrett, autor de “Criando uma organização dirigida por valores – Uma abordagem sistêmica para a Transformação Cultural”; “Libertando a Alma da Empresa – Como transformar a organização numa entidade viva”; e “The New Leadership PARADIGM – Leading Self, Leading Others, Leading an Organization, and Leading in Society”.


Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”.

Essa é nossa razão de existir!

Mais informações: http://www.evolucaohumana.com.br/siteantigo/quem-somos

Share the Post:

Posts relacionados

Mulher ao centro meditando e outras duas pessoas irritadas passando tarefas

Valores limitantes provocam entropia nas empresas

Valores limitantes, como medo do fracasso e resistência à mudança, provocam “entropia cultural”, desencadeando disfunção e desperdício de energia nas organizações. Sinais de entropia incluem falhas de comunicação e baixa produtividade. Para combatê-la, é vital simplificar processos, promover comunicação assertiva, garantir igualdade e fomentar integração. A Evolução Humana Consultoria é especialista em fortalecer culturas organizacionais para combater tais desafios.

Read More